O Outbound Marketing é uma atividade de prospecção ativa, que possui o objetivo de abordar potenciais clientes, que têm o perfil correspondente a um cliente ideal. É um processo definido por uma série de parâmetros, relacionados às características que melhor se adaptam à solução oferecida.
Mesmo com a evolução do Marketing, o Outbound se mantém como um importante processo para as áreas de marketing e vendas, ocupando uma parte considerável de budget das empresas.
Os principais cenários onde ocorrem processos de Outbound são:
— Empresas B2B que possuem um ticket médio alto e um ciclo de vendas longo: trata-se de um custo revertido em patrocínio de eventos, anúncios online e mídias pagas.
— Empresas B2B com um ticket médio baixo e um ciclo de vendas curto: nesse processo, o objetivo é garantir que a sua marca será lembrada no momento em que a compra será executada. As ações de venda costumam ser feitas em veículos de massa, como rádio e TV, por exemplo.
O Outbound Marketing é baseado no funil de vendas. Dentro do funil, os leads são tratados de uma maneira distinta, em relação ao método Inbound. Ou seja, apesar de não terem ouvido falar da solução, possuem um perfil de compra identificado de uma maneira prévia, pela equipe de inteligência comercial.
O processo se resume a seis pilares, que devem ser bastante efetivos e devem seguir a ordem estabelecida. São eles: